Menu Fechar

Quem Somos

Centro Social e Paroquial Santo Estevão de Oldrões foi fundado em 2001 na freguesia de Oldrões . A aprovação dos Estatutos e a Ereção Canónica da Instituição reportam a 27 de Setembro de 2001 pela Cúria Diocesana na pessoa de D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto. Posteriormente foram introduzidas diversas alterações aos Estatutos, tendo as últimas sido registadas a 01 de Fevereiro de 2011 e pelos quais se regem.

É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Sem Fins Lucrativos (IPSS) com Inscrição nº 29/02, a fl. 80 do livro nº 6 das Fundações de Solidariedade Social. Tem protocolos de cooperação com o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Para a prossecução dos seus objetivos, a Instituição dispõe de uma Creche, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Convívio e Estrutura Residencial para Idosos. É entidade parceira do Núcleo Local de Inserção (NLI) da Segurança Social de Penafiel na medida Rendimento Social de Inserção, no acompanhamento de famílias beneficiárias. Tem ainda uma participação ativa no Concelho Local de Ação Social (CLAS) e na Rede Social.

Desde 25 de Setembro de 2014, celebrou-se um Protocolo de Colaboração com a Câmara Municipal de Penafiel, com o objetivo de aproximar o Plano Municipal Solidário a toda a população socioeconomicamente desfavorecida. Esse acordo estabelece a prestação de um serviço público no que respeita ao atendimento, triagem e encaminhamento das candidaturas às medidas de apoio social disponibilizadas pelo Município.